Embrulhe algumas batatas doces em papel laminado e asse no forno médio por uns 40 minutos. Abra, descasque, corte em pedaços e ponha por cima um molho generoso de iogurte com curcuma, curry, azeite e shoyu. Não só é delicioso como rende assunto, porque fica difícil adivinhar o principal ingrediente.
sábado, 26 de março de 2016
BATATA DOCE ASSADA
FONDUE DE INHAME
Você lava e cozinha os inhames, calculando entre 2 e 4 por pessoa. Quando estiverem macios (espete com um garfo para sentir), leve à mesa onde já estarão a espera vários potinhos de molho: azeite com shoyu e oregano, cebola no molho de shoyu, pasta de alho com manteiga, mango chutney, rabanetes com azeitonas temperadas, manjericão socado com azeite e alho, iogurte com hortelã e paprica picantes e outros que você pode inventar.
Para acompanhar isso tudo, uma bela salada crua: alface, rúcula, tomatinho, rabanete, cenoura ralada, brotos. As pessoas vão tirando os inhames das cascas (é só partir ao meio que elas soltam com a maior facilidade) e comendo com um pouquinho de cada molho. Uma dica para os molhos: para cada colher de sopa de azeite, meia colher de shoyu, meia colher de café de limão e orégano.
sexta-feira, 25 de março de 2016
MOLHO PESTO
O uso mais comum deste molho é com massas. Mas você pode usá-lo também sobre carnes.
2 dentes grandes de alho, 2 xícaras de manjericão fresco, 1 1/2 xícara de nozes descascadas, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1/3 de xícara de azeite, sal a gosto.
Coloque o alho, o manjericão, as nozes e o queijo no processador ou liquidificador. Ligue o aparelho e vá colocando o azeite num fio, gradualmente. Quando todo o óleo estiver incorporado salgue a gosto. Rende 3/4 de xícara aproximadamente.
MAIONESE DE ALHO
Este é um molho frio que você usa nos recheios de sanduíches ou sobre legumes cozidos ou carnes
4 dentes grandes de alho, 1 gema, 1 xícara de azeite, sal a gosto
Descasque e corte os dentes de alho em fatias finas. Coloque numa cumbuca, acrescente a gema e amasse bem com um pilão (se não tiver, use o cabo de uma faca). Qunado a mistura estiver bem integrada, acrescente o sal e mexa bem. Vá colocando o azeite aos poucos, misturando bem sempre.
4 dentes grandes de alho, 1 gema, 1 xícara de azeite, sal a gosto
Descasque e corte os dentes de alho em fatias finas. Coloque numa cumbuca, acrescente a gema e amasse bem com um pilão (se não tiver, use o cabo de uma faca). Qunado a mistura estiver bem integrada, acrescente o sal e mexa bem. Vá colocando o azeite aos poucos, misturando bem sempre.
FRANGO COM ALHO
1 frango de 1,8kg, 2 a 4 cabeças de alho (40 a 60 dentes), 2 limões fatiados, alguns galhos de tomilho, 2 folhas de louro, 2 ramos de alecrim, alguns ramos de manjerona, 3 colheres (sopa) de azeite, 1/2 xícara de farinha de trigo (50g), 2 colheres (chá) de azeite.
Separe e descasque os dentes de alho. Coloque 3 ou 4 dentes dentro do frango. Pegue uma forma refratária, ponha nela o frango e espalhe ao redor os dentes de alho restantes, as fatias de limão e as ervas. Regue com as 3 colheres (sopa) de azeite. À parte, misture a farinha comas 2 colheres (chá) de azeite, formando uma pasta. Pincele as bordas da forma refratária, coloque a tampa e aperte para selar. Asse em forno médio por 1h45 minutos. Abra a tampa na mesa e sirva o frango com uma colher de dentes de alho para cada pessoa.
XAROPE DE ALHO E MEL
Bom para gripes, resfriados, dores de garganta, rouquidão e bronquite
1/2 litro de água, 1 cabeça média de alho (aproximadamente 50g), 1 colher (sopa) de vinagre de maçã ou de arroz, 2 xícaras de mel.
1/2 litro de água, 1 cabeça média de alho (aproximadamente 50g), 1 colher (sopa) de vinagre de maçã ou de arroz, 2 xícaras de mel.
Ferva a água. Descasque, corte os dentes de alho em fatias finas e coloque-as num recipiente (de vidro, porcelana ou louça). Despeje a água fervente, tampe bem e deixe descansar por 10 horas. Aí acrescente o vinagre e depois o mel, misturando bem. Se necessário, adicione mais mel para dar consistência de xarope. Adultos podem tomar 3 colheres (sopa) ao dia e crianças, a metade dessa dose.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Desenho 3D
Marcadores:
artes plásticas,
desenho
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON
Eis aqui um livro nacional que descobri em um evento literário que houve me Foz do Iguaçu ano passado. Por algum motivo estranho, só se fica sabendo de livro nacional em feiras. E eu confesso: acho difícil comprar livros nesses eventos. Isso porque eu conheço os autores e depois fico com medo do que vou achar do livro. E se eu não gostar? É por isso que também fico super ansiosa se alguém quer o meu livro. Tipo vai que alguém encontra nas entrelinhas alguma falta irreparável de caráter... Rs. Mas estou trabalhando isso. O resultado é que voltei desta feira com quatro livros nacionais sendo este o segundo que consegui finalizar a leitura.
Durante a feira o autor falava tranquilamente de um universo Steampunk e eu só balançava a cabeça tentando descobrir o que diabos era isso. Na verdade, eu já conhecia o gênero de alguns animes e filmes. Só não tinha ligado o nome à figura. Olhei a capa e me lembrei de gibis antigos como os Contos da Kripta e fiquei imaginando o quanto de terror existia naquelas 303 páginas.
Enfim comecei a ler o primeiro capítulo com bastante receio. Um livro Steampunk com personagens da literatura nacional brasileira e vencedor de um concurso. Os nomes são familiares mas já não lembro muito de boa parte dos personagens literários dos livros obrigatórios de escola. Será que isso seria um problema?
Encontrei logo de cara um nome familiar: Isaías Caminha. Mas parou por ai. Não lembro de onde ele é. Lendo o primeiro capitulo veio o primeiro estranhamento. Uma escrita elaborada nos apresentando a um universo que é o Brasil e não é o Brasil. Aos poucos foi ficando evidente que o meu estranhamento não é só meu. É também do personagem. E nisso nos encontramos. Acabei deixando que ele me apresentasse suas estranhezas e quando nos tornamos bons amigos, ele se despediu!
Fiquei muito brava. Como assim? Dei um tempo na leitura. Fui tomar um sorvete. Ai voltei e curiosa reiniciei de onde parei. E então entendi.
O livro não é um livro com uma única voz. É um coral de vozes, de personagens, de sentimentos que vão se apresentando como um mosaico permitindo ao leitor que como um cúmplice vá construindo a ideia completa. A genialidade da escrita está aí. Pegar uma história comum e reeditá-la de uma forma tão original que aos poucos as vozes vão ganhando rostos e você se sente como um investigador tentando desvendar um crime.
Para os que gostam desse gênero de escrita, sinta-se desafiado a vivenciar esse estranhamento divertido que é a leitura dessa obra nacional. Um livro realmente diferente!
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
TORTA DE ESCAROLA COM ATUM
Ingredientes: 2 maços de escarola; 1 lata de atum; 1 cebola; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de leite; 1 xícara de óleo; 4 ovos; 2 colheres de chá de fermento químico; 100g de parmesão ralado; sal a gosto.
Rende 1 assadeira média e leva mais ou menos 1h40 para fazer. Pode ser servido como lanche da tarde ou como um prato para festinhas.
Preparando a massa: Coloque em um liquidificador a farinha, o leite, o óleo, o fermento, os ovos e o queijo. Bata todos esses ingredientes e reserve.
Para o recheio:
1) Em uma panela, forre o fundo com um pouco de óleo para refogar a cebola picada.
2) Coloque a escarola picada e o sal. Vá mexendo para não queimar.
3) Depois que estes ingredientes reduzirem pela metade, acrescente o atum, sem escorrer a água. Mexa por mais dois minutos e retire do fogo.
Preparando a torta
4) Em uma assadeira ou refratário untado, coloque metade da massa.
5) Espalhe por cima o recheio
6) Coloque o restante da massa por cima e espalhe de maneira uniforme. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta. A receita original indicava 1 hora mas com meia hora a minha já estava pronta. Espete com um palito para ver se está pronto.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
JOUT JOUT PRAZER
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
CHARUTINHO DE REPOLHO
Mais uma receita que merece ser guardada. Deu muito certo, é barata e saborosa. Você vai precisar:
1 cabeça grande de repolho (se fizer com a média pode diminuir o recheio porque sobra muito)
1 xícara de arroz cru
250g de carne moida
1 pacote de molho de tomate (+- 300g)
5 folhas de louro
1 cebola
2 dentes de alho amassados
1 caldo de carne (usei um saquinho de caldo de carne em pó da sanzon)
pimenta calabresa a gosto
sal a gosto
Eu costumo sempre separar todos os ingredientes. Picar o que tem de ser picado. Abrir o que tem de ser aberto. No caso da cebola, costumo deixá-la no freezer alguns minutinhos para não correr o risco de chorar quando for cortá-la. Tudo separado, primeiro coloquei o repolho em uma panela grande com água onde cozinhei por meia hora com tampa fechada. Enquanto isso fui misturando os ingredientes do recheio: carne, alho, cebola picada, sal (cuidado aqui pois o caldo de carne também costuma ter sal. Então não exagere), arroz lavado e a pimenta. Essa pimenta é forte então, se não gostar de pratos apimentados, não exagere. Uma vez cozido o repolho, vá retirando folha por folha, acrescente o recheio (umas 2 colheres dependendo do tamanho da folha), enrole bem firme e já vá ajeitando em uma panela funda (pode até ser a mesma onde cozinhou o repolho. Só tire a água, lave e seque antes de reutilizá-la certo?). Se sobrar o recheio você ainda pode reaproveitar para fazer um pimentão recheado no próximo almoço. Uma receita 2 em 1. Rs. Depois de enrolar e ajeitar os rolinhos, jogue por cima o pó do caldo de carne. Se for usar o cubinho, esfarele e jogue por cima. Coloque as folhas de louro e depois o molho de tomate. Acrescente água até a altura dos charutinhos e leve ao fogo baixo por 45 minutos. Rende umas 6 porções. E aproveite as sobras do repolho para fazer uma salada misturada com alface e uma farofa rápida de arroz cozido, farinha e alho picadinho. Ficou muito bom como acompanhamento.
Enjoy!
1 cabeça grande de repolho (se fizer com a média pode diminuir o recheio porque sobra muito)
1 xícara de arroz cru
250g de carne moida
1 pacote de molho de tomate (+- 300g)
5 folhas de louro
1 cebola
2 dentes de alho amassados
1 caldo de carne (usei um saquinho de caldo de carne em pó da sanzon)
pimenta calabresa a gosto
sal a gosto
Eu costumo sempre separar todos os ingredientes. Picar o que tem de ser picado. Abrir o que tem de ser aberto. No caso da cebola, costumo deixá-la no freezer alguns minutinhos para não correr o risco de chorar quando for cortá-la. Tudo separado, primeiro coloquei o repolho em uma panela grande com água onde cozinhei por meia hora com tampa fechada. Enquanto isso fui misturando os ingredientes do recheio: carne, alho, cebola picada, sal (cuidado aqui pois o caldo de carne também costuma ter sal. Então não exagere), arroz lavado e a pimenta. Essa pimenta é forte então, se não gostar de pratos apimentados, não exagere. Uma vez cozido o repolho, vá retirando folha por folha, acrescente o recheio (umas 2 colheres dependendo do tamanho da folha), enrole bem firme e já vá ajeitando em uma panela funda (pode até ser a mesma onde cozinhou o repolho. Só tire a água, lave e seque antes de reutilizá-la certo?). Se sobrar o recheio você ainda pode reaproveitar para fazer um pimentão recheado no próximo almoço. Uma receita 2 em 1. Rs. Depois de enrolar e ajeitar os rolinhos, jogue por cima o pó do caldo de carne. Se for usar o cubinho, esfarele e jogue por cima. Coloque as folhas de louro e depois o molho de tomate. Acrescente água até a altura dos charutinhos e leve ao fogo baixo por 45 minutos. Rende umas 6 porções. E aproveite as sobras do repolho para fazer uma salada misturada com alface e uma farofa rápida de arroz cozido, farinha e alho picadinho. Ficou muito bom como acompanhamento.
Enjoy!
Assinar:
Postagens (Atom)
OYÁ E OS ESCOLHIDOS
Os sonhos se repetiam cada vez mais vívidos e a menina Luz começava a desconfiar que algo estranho estava acontecendo em sua vida pois a ...








