Por Érika Awano retirado da revista ANIMAX nº 23
Oi, pessoal! Preparados para a tortura? Bom, meus queridos sofredores, desta vez vocês serão felizes! Começa hoje a fase da arte-final e dividida em partes, ainda por cima! Aguenta coração!
Nesta primeira aula vamos falar um pouco sobre os materiais (atendendo a zilhões depedidos) e sobre as vangagens de cada um.
O FAMOSO BICO-DE-PENA:
1. Vantagens:
* Produz traços de diferentes espessuras, dependendo da pressão da mão sobre a pena (mas cuidado para não apertar demais!)
* a arte-final ganha qualidade e expressividade
2. Desvantagens:
* Borra que é um horror, despendendo da tinta.
* Não é muito fácil de encontrar fora das lojas especializadas.
3. Outras observações:
* O bico de pena é bem barato, mas exige muita prática: escolha sempre um papel liso e tinta nanquim de boa qualidade.
* Para cada marca existe um tipo de numeração(espessura) diferente. Aqui vão algumas penas boas para iniciantes: Gillott 170, 303 e 404 (a primeira é mais fina, a segunda é média e a terceira é grossa); Hunt 99, 100, 22, 56 e crow-quill 102; Esterbrook 356, 517, 303, crow-quill 214. Mas atenção: não é pra comprar todas! Só uma basta para começar ok? Eu comecei com a Brandaver 515.
CANETAS TÉCNICAS
Existem 2 tipos: a recarregável e a descartável.
1. Vantagens:
* Produzem linhas limpas, claras.
* Não exigem muita habilidade de manuseio, apenas uma mão firme.
* Não borram com facilidade (no caso da descartável).
2. Desvantagens:
* A recarregável pode provocar borrões (principalmente se estiver suja) e é mais aconselhável para desenhos de arquitetura. Alguns retoques são aconselháveis, especialmente para engrossar o traço e simular o efeito do bico-de-pena.
3. Outras observações:
Eu não recomendo as canetas técnicas recarregáveis. São caríssimas e costumam entupir. Limpá-las é um saco: tem que abrir tudo, deixar o estilete de molho em álcool, um horror. Já as descartáveis são mais fáceis de lidar. A ponta de nylon faz com que pareça com uma caneta comum. A numeração varia de 0,05 a 1. Para o iniciante, uma 0,2 e outra 0,4 são suficientes. Não são muito caras, no máximo 5 reais (0,05). Marcas? Staedfler-Mars Graphic - pigmente liner; Sakura-pigma micron.
PINCEL
É uma técnica pouco comum aqui no ocidente. Produz traços lindíssimos que exigem perfeição, destreza e muitos anos de prática. Os pincéis possuem cerdas longas e macias. No Japão são chamados de "Shoado". Também tem diversas "numerações". Não aconselho para ninguém: faz mal pros nervos...
TINTAS
Prá treinar, qualquer marca de nanquim tá valendo. Mas para trabalho sério, tinta de gente grande: marcas inglesas, alemãs e holandesas são muito boas ... e muito caras!
PAPEL
Sulfite para treinar e rascunhar. Se for pintar com técnicas aguadas (nanquim, ecoline, guache) use Canson liso ou West Print.
Na próxima aula, mãos à massa!
sexta-feira, 6 de julho de 2018
COMO DESENHAR MANGÁ - ARTE FINAL - PARTE 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BOLO BABA DE MOÇA
INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...
-
Exéquias foi um pintor grego de ânforas, ou vasos, e ceramista que trabalhou em Atenas na Antiguidade. Ele usava principalmente a técnica...
-
Toda vez que se fala em história todo mundo costuma torcer o nariz porque, infelizmente, normalmente na escola não se aprende a criar esse l...
Nenhum comentário:
Postar um comentário