quinta-feira, 31 de março de 2011
CORES
terça-feira, 29 de março de 2011
ESTAMPA DE CAMISETA COM FOTOGRAFIA
- Abra um arquivo em tamanho A4 no Photoshop. FILE>NEW>PRESET SIZE>A4>OK
- Você vai escolher uma cor de fundo. Clique duas vezes no quadrado de cor (SET FOREGROUND COLOR) e escolha a cor que deseja. Depois clique alt+delete e preencha o fundo.
- Aperte F7 para que as camadas apareçam. Abra as fotos que você separou e arraste uma por uma para essa página. Posicione de acordo com o seu gosto. Para alterar tamanho basta clicar na camada da foto a ser trabalhada e CTRL+T. Ajeite do tamanho que deseja e depois clique em enter.
- Depois que terminar de arrumar as imagens, vamos ter de fundi-las em uma única imagem. Tenha certeza de que já deixou todas elas do jeito que deseja. Fundos brancos podem ser apagados com a borracha (E) ou selecionados com a varinha (W) e depois deletados.
- Para fundir as camadas, clique no olhinho da camada de cor para que esta fique oculta. Depois aperte Shift+CTRL+E (pra quem é novinho Shift é a tecla do teclado que geralmente tem o desenho de uma seta apontando pra cima). Clique novamente no olhinho da camada com cor para deixá-la visivel.
- Vá para a camada que tem as fotos. Clique onde está escrito normal e escolha a opção de mescla de camada que mais te agradar.
- Crie uma nova camada vazia Shift+CTRL+N e joguea por cima de todas as camadas.
- Escolha outra cor para esta camada. Alt+Delete para preencher. Vai cobrir mesmo toda a imagem não se preocupe.
- Pegue o pincel (B), escolha uma ponta, depois escolha uma cor e faça uma arte qualquer. Você pode pintar, fazer textura. Tente misturar os tons.
- Clique em Filter>Blur>Gaussian Blur e desfoque as cores que você usou para deixar mais uniforme. Aperte F7 se as camadas tiverem sumido e vá até normal para mesclar essa nova camada de cor à sua arte.
- Por fim, se quizer, coloque o seu nome ou uma mensagem (T).
- A estampa está pronta. Basta comprar um daqueles papéis de estampar camiseta e imprimir sua arte nela. Depois, coloque a folha com a face da imagem virada de encontro com a camiseta muito esticada e com um ferro decalque a imagem em sua camiseta.
- Está pronto. Agora é sair por aí e receber os elogios ou as criticas.
segunda-feira, 28 de março de 2011
EXPOSIÇÃO - AULA 4


No entanto, diferente das filmadoras, a máquina fotográfica (esqueça que algumas câmeras digitais também filmam) nao registra o movimento. Por isso, se você deixar a velocidade do obturador muito lenta, ou seja, deixar os olhos da câmera abertas por muito tempo, o que você irá ver será:
Controlada a velocidade do obturador, também é necessário definir qual será a abertura do diafragma. Continuando a nossa analogia, seria como controlar o quanto você irá abrir os seus olhos. Se você está com os olhos semicerrados, evidentemente, entra menos luz do que quando está com os olhos arregalados. Normalmente, você encontra os valores do diafragma informados em padrão f-stop. Veja a tabela abaixo: Se você olhar na lente de sua pequena máquina digital, provavelmente ele irá informar quais os f-stop disponíveis assim como as velocidades. Isso não significa porém que tais valores possam ser controlados manualmente. Você vai ter de experimentar. Apenas as semi profissionais e as profissionais reflex dão um controle completo de abertura e diafragma.
Nas exposições automáticas, em geral, você pode contar com:
- Prioridade de abertura de diafragma (AE) onde é possivel determinar o f-stop e a câmera calcula sozinha a velocidade de obturação necessária, dependendo da luz disponível.
- Prioridade de velocidade de obturação (AE) onde você ajusta a velocidade do obturador e a câmera calcula o F-Stop correto.
- Programação (P) ou totalmente automático: a câmera determina os dois ajustes e às vezes até acerta a sensibilidade do sensor.
- Automáticos: paisagem noturna, crepúsculo, retrato, etc. (depende de cada máquina).
Nesta aula de exposição vou propor para vocês 4 exercícios básicos que mexem com a exposição. Uma coisa que você precisa saber a respeito das câmeras automáticas é que elas, normalmente, são capazes de calcular para você de uma forma muito competente, a luz do ambiente, de modo que suas fotos saiam de boa qualidade. Existem porém algumas excessões. Como o sensor trabalha em um sistema de comparação de luz, se você estiver batendo a foto de um urso polar no gelo ao lado de um filhote de foca, ou seja, tudo branco, existe a possibilidade deste branco sair meio acinzentado.
Então chegamos ao propósito do exercício que eu chamo de Branco no Branco e Preto no Preto. Junte quatro ou cinco objetos de cor branca (é importante que a parede de fundo seja branca. Se for o caso, forre-a com uma cartolina branca) e tente ir regulando o ISO, o obturador e o diafragma até obter a melhor tonalidade de branco. Faça o mesmo para o exercício de Preto no Preto mudando a cor obviamente. Este exercício ajuda você a compreender as potencialidades de suas câmera com relação à luz do ambiente.
Em segundo, vamos trabalhar com a superexposição e a subsposição. Os recursos que você irá utilizar serão os mesmos. Porém, terá de trabalhar para que uma imagem fique superexposta:

E para que a outra fique subexposta:

Se você quiser enviar as suas fotos para que possamos comentar sobre elas, envie para giscreatio@hotmail.com . Eu sou meio lerdinha, mas vou vendo conforme for tendo tempo.
domingo, 27 de março de 2011
CORES
- Quando você pinta o teto com uma cor escura ele parece mais baixo;
- Por outro lado paredes e teto claro ampliam o ambiente;
- Uma superfície com a cor branca dá a sensação de aumentar essa superfície;
- Uma superfície com cor escura dá a impressão de ser menor;
- Cores quentes tem uma tendência a ser expandir pelo ambiente. Pense duas vezes antes de colocar aquele sofá amarelo canário em uma sala minúscula se não quiser que o amarelo domine o ambiente;
- Cores frias precisam ser "maiores" ou de maior "espaço" pois se espandem menos.
- Luzes verdes matam larvas de moscas e besouros;
- Luzes vermelhas estimulam funções orgânicas do homem e favorecem a marcha da catapora, sarampo e escarlatina;
- Luz anilada tem um poder analgésico;
- Luz azulada faz as plantas perecerem;
- Luz vermelha torna as plantas mais vigorosas;
- Excesso de amarelo produz indigestões, gastrites e úlceras gástricas;
- Algumas variações de verde podem estimular doenças mentais e nervosas;
- Algumas variações de vermelho podem estimular doenças do coração e ter reflexos na pressão arterial;
- Excesso de azul pode estimular a pneumonia, tuberculose e pleurisia;
- Por outro lado, o azul ajuda contra doenças dos olhos, ouvidos, nariz e pulmões;
- O vermelho pode ajudar o estômago, o fígado e o baço;
- O verde pode ajudar o sistema nervoso e o aparelho digestivo;
- A cor amarela e a cor de café nos aviões podem estimular o enjôo;
- Sala de jantar com cores alegres estimula o apetite;
- Dormitório com tons suaves torna o ambiente mais repousante;
- A cor violeta é um poderoso germicida;
- Falando de pele: quanto mais rosada a cútis e pretendendo-se utilizar o verde, este deve ser um tanto azulado. O verde enriquece a cor delicada da pele. Pessoas morenas com cabelos castanhos e olhos escuros combinam com todas as tonalidades do amarelo e do laranja; para uma pessoa loura de pele avermelhada os verdes fracos e o azul; as morenas ainda podem utilizar o vermelho.
- Roupas que refletem melhor o calor do verão: brancas, amarelas, azuis e verdes em tonalidades claras;
- Roupas que absorvem mais o calor para o frio: preto, azul, cinza, marrons em tons escuros;
- Existe uma tendência entre os artistas do norte do Brasil em utilizar cores com tonalidades luminosas e vibrantes. Os artistas do sul tem maior tendencia a utilizar cores moderadas e frias.
- Cores interessantes para uma fácil visibilidade: amarelo (se o fundo for neutro); preto sobre amarelo, verde ou azul; vermelho sobre amarelo ou branco; branco sobre azul ou preto; amarelo sobre preto.
sábado, 26 de março de 2011
UMA PAUSA PARA OS COMERCIAIS
sexta-feira, 25 de março de 2011
UMA PAUSA PARA OS COMERCIAIS
quinta-feira, 24 de março de 2011
UMA PAUSA PARA OS COMERCIAIS
quarta-feira, 23 de março de 2011
UMA PAUSA PARA OS COMERCIAIS
terça-feira, 22 de março de 2011
ESTRELAS DE BIKE

Elvis nao morreu. Saiu de bike pelo mundo distribuindo autógrafos.
segunda-feira, 21 de março de 2011
CANTORES VIRTUAIS
domingo, 20 de março de 2011
O TEMPO E O VENTO de ÉRICO VERÍSSIMO
sábado, 19 de março de 2011
AS MIL E UMA NOITES
sexta-feira, 18 de março de 2011
MISS MARPLE de AGATHA CHRISTIE
Célebre autora de romances policiais, a inglesa Agatha Christie (1890-1976) tem, entre suas personagens, miss Jane Marple. Apesar de ser a típica solteirona do interior, frágil, vestida à moda antiga, amando tricô e fofocas, ela é hábil em decifrar crimes. Sua inteligência sagaz olha os humanos sem se espantar com nada. Seu estilo muito doméstico de resolver os mistérios pode ser conferido em mais de 20 livros, escritos entre 1932 e 1976. O prolongado sucesso dos livros de Marple, e suas inúmeras aparições em cinema, TV e teatro, prova que ela cativou os leitores. Talvez porque expresse a superioridade da mente sobre o corpo. Jane Marple é velha, sujeita a achaques, incapacitada para perseguições e artes marciais. Mas, com poder dedutivo, atenção para detalhes, mente alerta, inteligência e intuição, derrota os mais astutos e cruéis. Uma metáfora inspiradora. Livros recomendados: A maldição do espelho, Três ratos Cegos e outras histórias, Cem gramas de Centeio, Mistério no Caribe, Nemesis e Os últimos casos de miss Marple.
Algumas das dezenas de Miss Marple que
já existiram no cinema


quinta-feira, 17 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
AS BRUMAS DE AVALON de MARION ZIMMER BRADLEY
Me lembro também de um gibi que saiu por aqui na década de 80/90 chamado CAMELOT 3000. É contado nas lendas de Camelot que Artur na verdade não teria morrido e sim estaria adormecido, esperando pelo momento em que os valores defendidos por CAMELOT se tornem necessários novamente. Este gibi parte do pressuposto que no ano 3000 a presença do rei lendário se faz necessária por obra da perfídia de Morgana (olha ela aí de novo). Além do atormentado e infeliz Artur tentando soprepujar todos os problemas em sua vida, ainda podemos contar com Merlim e todos os outros personagens das lendas arturianas reencarnados. O detalhe que causou furor na época é que Tristão e Isolda (os primos que não podiam se casar) reencarnam ambos... mulheres! É sacanagem ou alguém lá em cima realmente os odeia! Rs. Fica a história inteira com estas duas tensões romanticas: o triângulo Lancelot, Artur e Guinevere de um lado (será que eles vão trair o Artur de novo?) e Tristão e Isolda (será que ficam ou não ficam juntos?). Tristão é um cara tão zicado que no dia que está no altar para se casar com seu belo vestido de noiva Merlim aparece e devolve para ele todas as suas lembranças de sua vida passada. É ou não é perseguição? Pra quem gostou do argumento corra para a gibiteca ou o sebo mais próximo. Se alguém souber se já tem disponível na net dá um toque.

segunda-feira, 14 de março de 2011
LÁBIOS HYPER-REALISTAS









domingo, 13 de março de 2011
ULISSES na ODISSÉIA e ILÍADA de HOMERO
sábado, 12 de março de 2011
sexta-feira, 11 de março de 2011
OS TRÊS MOSQUETEIROS de ALEXANDRE DUMAS
Os três mosqueteiros é um livro que já foi gravado e regravado dezenas de vezes, por isso não é dificil de encontrar material audiovisual. Eu vou postar aqui um pequeno vídeo de um desenho inspirado no romance que passou na instinta TV Manchete na década de 80. Para os saudozistas, mesmo o desenho sendo tosco a história seguia direitinho o livro.
quinta-feira, 10 de março de 2011
O VELHO E O MAR de ERNEST HEMINGWAY
O velho Santiago, depois de 84 dias sem pescar nada, volta ao mar. É questão de sobrevivência - e também de orgulho. O oceano é a natureza e também o inconsciente, o abismo interior do homem. Assim começa o livro O velho e o mar, que o escritor americano Ernest Hemingway (1898-1961) escreveu em 1952.
quarta-feira, 9 de março de 2011
O ENGENHOSO FIDALGO DE LA MANCHA de MIGUEL DE CERVANTES

terça-feira, 8 de março de 2011
SKELEWAGS
segunda-feira, 7 de março de 2011
HONEY & CLOVER
Mangá criado por Chica Umino e posteriormente transformado em anime, conta a história de um grupo de jovens universitários que estudam Artes. A história conta com romance, a pobreza inerente aos universitários, suas incertezas e medos, enfim, a descoberta da confusão que é o mundo adulto. Além de contar com um desenho muito delicado e com uma arte muito caprichada no anime, repleto de clipes e músicas. No Brasil o mangá também está sendo lançado pela editora Paninni em 10 volumes. Para quem gosta do gênero, é imperdível. Você pode baixar o anime completo com legendas em português no site http://www.hinata.xpg.com.br/index2.php
Bom divertimento!
domingo, 6 de março de 2011
BANSKY E A ARTE DE RUA












BOLO BABA DE MOÇA
INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...
-
Toda vez que se fala em história todo mundo costuma torcer o nariz porque, infelizmente, normalmente na escola não se aprende a criar esse l...
-
Exéquias foi um pintor grego de ânforas, ou vasos, e ceramista que trabalhou em Atenas na Antiguidade. Ele usava principalmente a técnica...