A Gruta do Lago Azul se tornou famosa no mundo todo após a visita de Jacques Cousteau pelo Brasil. Antes de se dirigir para o Amazonas ele explorou esta Gruta tentando descobrir sua profundidade o que se revelou tarefa impossível. Toda a área de Bonito está sobre a maior reserva de água doce do mundo e foi impossível chegar ao fim do lago. No entanto, graças a esta visita foi descoberta a presença de uma nova espécie de camarão albino que só existe nesse local, e com isso, o mergulho foi proibido na área. Normalmente este passeio está incluído no pacote e se recomenda uma roupa confortável para se fazer a caminhada. Durante os meses de Novembro e Dezembro o sol incide dentro da caverna causando um efeito luminoso muito bonito. Leve sempre um repelente de insetos, daqueles em spray, para não ter problemas e também use sempre o bloqueador solar. Como sempre tem uma brisa soprando, pelo menos no mês de Outubro, não é incomum se esquecer do sol forte.
Iniciamos a descida até a gruta por uma trilha.
E aos pouquinhos ela vai aparecendo.
E você vai descendo e descendo e quando finalmente se lembra de olhar pra cima percebe que está dentro de uma caverna.
Aos poucos a luz e as formas das rochas vão criando formas.Já no alto se pode olhar para baixo e ver a água azul. O azul é de fato um efeito óptico. Mas é ele que dá o nome à gruta.
Esse lago tem mais de 80 metros de profundidade mas a água é tão transparente, que dá a impressão que é muito rasa. O passeio pela Gruta do Lago Azul toma toda a manhã. No período da tarde é feita a Saída de Bote pelo Rio Formoso que também geralmente vem incluído no pacote. Neste dia eu fiquei sabendo que é possível se alugar câmeras aquáticas (a mais barata é 35 reais) ou comprar a capa para a sua própria câmera (uma capa de plástico dura que deixa as imagens batidas um pouco turvas e que podem custar de 35 a 50 reais). Se preferir, também somos acompanhados por fotógrafos que batem todas as fotos e depois editam e enviam para o hotel ou pousada mediante o valor de 50 reais. O passeio é feito em botes de borracha para até 12 pessoas, em percursos de 06 km pelo Rio Formoso, passando por 3 cachoeiras e 2 corredeiras. Não chega a ser um rafting pois as águas são muito calmas. Nas margens do rio, se você tiver sorte, poderá avistar macacos, pássaros e até sucuris, que no inverno saem das águas e se enrolam nos troncos de árvores. O passeio termina na Ilha do Padre onde você pode, com alguma sorte, encontrar araras e macacos, além de algumas cachoeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário