sábado, 9 de março de 2013

COMO PROCURAR UM TERAPEUTA

1. Assegure-se de que o profissional tem formação em psicologia ou em psiquiatria. Só o psiquiatra pode receitar remédios. 
2. Existem vários tipos de psicoterapia - de grupo, individual, de casal e de família - e diversas abordagens teóricas. As principais são a psicanálise (o paciente, no divã, fala livremente, e o terapeuta analisa o que ouve); o psicodrama (os pacientes interpretam seus problemas); e a gestalterapia (não há separação de corpo e mente no tratamento).
3. Descarte profissionais com quem você convive. A terapia trabalha com o mundo subjetivo. Frequentar o mesmo círculo pode prejudicar o trabalho.
4. Marque uma entrevista para que você e o terapeuta se conheçam. Na terapia é essencial que haja empatia. Entreviste vários terapeutas antes de se decidir.
5. Esclareça todas as dúvidas na entrevista: o número de sessões, como proceder em caso de falta e os honorários do profissional. 
6. Se o preço estiver acima de suas possibilidades, tente negociar ou procure instituições de especialização de terapeutas ou clínicas de psicologia de universidades. Nesses locais, o tratamento é bem mais barato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário