quinta-feira, 30 de abril de 2015

PÃO DE LÓ COM CREME

Para o coco queimado: 3 xícaras de coco ralado, 1 e 1/2 xícara de açúcar
Para o pão de ló: 6 ovos, 3/4 de xícara de açúcar, 3/4 de xícara de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó
Para o creme: 2 colheres (sopa) de maisena, 1/3 de xícara de açúcar, 2 gemas passadas pela peneira, 3 xícaras de leite
Para decorar: 1 xícara de chocolate ao leite picado (165g)
Numa frigideira coloque o açúcar e derreta até caramelizar. Acrescente o coco e misture mexendo sempre até virar uma farofa crocante. Espalhe num prato e reserve. Bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume e ficar uma mistura clara e fofa. Acrescente a farinha e o fermento peneirados e misture delicadamente. Coloque numa assadeira untada de 26x40 cm e leve para assar em forno quente (200º), preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe amornar e desenforme sobre um pano. Reserve.
Prepare o creme: numa panela misture a maisena e o açúcar. Acrescente as gemas misturadas com o leite e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver e engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar coberto por filme plástico para não criar película. Forre uma taça grande de cristal ou de louça com um pedaço do pão de ló, espalhe um pouco de farofa de coco e por cima coloque uma parte do chocolate picado e um pouco do creme. Repita as camadas terminando com o chocolate picado. Cubra e leve à geladeira. Retire 10 minutos antes de servir. Dá 12 porções. 480 calorias por porção.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

SOPA DE CEBOLA

600g de cebolas cortadas em rodelas finas; 1/2 xícara de manteiga; 1/2 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de queijo tipo suíço ou parmesão ralado; 2 litros de caldo de galinha.
Numa panela tampada, frite a cebola na manteiga, em fogo baixo, por 30 minutos. Enquanto a cebola for fritando, mexa de vez em quando e amasse com a colher de apu até que ela desmanche e fique com cor de caramelo. Se começar a prender no fundo da panela, acrescente um pouquinho de água, raspando bem o fundo da panela. Acrescente a farinha e mexa bem. Junte o queijo, misture e acrescente aos poucos o caldo, mexendo sempre. Deixe ferver em fogo alto, mexendo por 1 minuto. Sirva em pratos fundo ou em cumbucas de cerâmica. Coloque uma fatia de pão francês, torrado com manteiga e polvilhado com queijo por cima da sopa. Dá 8 porções. 345 calorias por porção (sem o pão torrado)

terça-feira, 28 de abril de 2015

SOBREMESA DE BANANA

Para a banana: 12 bananas nanicas ou prata, 6 colheres (sopa) de manteiga, 130g de ameixas pretas, 1/2 xícara de água, 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar. 
Para o creme: 8 colheres (sopa) de açúcar, 4 gemas, 1 colher (chá) de baunilha.
Para o suspeiro: 4 claras, 4 colheres (sopa) de açúcar.
Descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Frite, aos poucos, as bananas em uma frigideira antiaderente, com manteiga. Lave as ameixas, coloque numa panela e leve ao fogo baixo com a água e o açúcar. Assim que as ameixas começarem a desmanchar, retire do fogo e retire os caroços. Pique as ameixas e reserve. Bata bem as gemas com o açúcar e reserve. Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo até formar picos firmes. Numa fôrma refratária de 20 cm de diâmetro arrume uma camada com bananas, uma de ameixa e outra com as gemas batidas até terminarem os ingredientes. Leve ao forno quente (200ºC) por 8 minutos. Retire do forno, cubra com o merengue e leve novamente ao forno para dourar o merengue. Dá 8 porções. 356 calorias por porção. 

TORRADA ITALIANA

2 tomates sem sementes, 2 colheres (sopa) de alcaparras escorridas, 1/4 de xícara de azeite, 1 dente de alho, 10 fatias de pão italiano (tipo bengala), Sal a gosto.
Bata os tomates, as alcaparras, o azeite e o dente de alho no liquidificador ou processador. Tempere. Espalhe a mistura preparada nas fatias de pão. Leve ao forno quente (200º), preaquecido, por 5 minutos até torrar ligeiramente o pão. Dá 10 porções. 113 calorias por porção.

domingo, 26 de abril de 2015

SOBREMESA REAL DE CHOCOLATE

4 ovos, 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de chocolate em pó, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida, 1/2 colher (sopa) de fermento em pó, 1/3 de xícara de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 1/2 xícara de geléia de damasco, creme de leite fresco batido.
Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e claro. Acrescente o chocolate, a manteiga, o fermento, a farinha e o sal. Misture bem. Coloque numa forma redonda de 29,5 cm, com o fundo forrado com papel impermeável e untado com manteiga. Leve ao forno quente (200ºC), preaquecido, por uns 20 minutos ou até as bordas começarem a soltar da laterais da forma. Retire do forno. Desenforme sobre um prato e deixe esfriar. Espalhe a geléia de damasco. Sirva acompanhado com creme de leite batido. Dá 16 porções. 624 calorias por porção.

ARROZ COM FRANGO

1 colher (sopa) de óleo; 1 cebola grande picada; 2 dentes de alho picados, 4 fatias de bacon picadas, 1 frango cortado a passarinho sem a pele, 2 pimentões vermelhos sem sementes picados, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 xícaras de arroz, sal a gosto, 20 azeitonas pretas.
Numa panela grande frite com óleo a cebola, o alho, o bacon, até ficarem dourados. Acrescente o frango e refogue bem, junto com os pimentões e a salsinha por uns 20 minutos. Mexa de vez em quando. Retire os pedaços de frango, desosse, e coloque novamente a carne na panela. Junte o arroz e refogue mexendo durante 5 minutos. Acrescente 4 xícaras de água fervente, abaixo o fogo, tampe a panela e cozinhe mexendo de vez em quando até o arroz ficar macio. Se necessário, acrescente mais água. Tempere. Acrescente as azeitonas com caroço, misture e retire do fogo. Sirva imediatamente. Dá 6 porções. 668 calorias por porção.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

COUVE FLOR COM FAROFA

1 couve flor média (500g), 4 colheres (sopa) de azeite, 1 xícara de pão de forma esmigalhado (100g) 2/3 de xícara de cebola bem picada, 4 dentes de alho
Separe a couve-flor em florzinhas, deixando 1 cm do talo. Cozinhe em água fervente com sal, até que fique al dente. Escorra e reserve. Numa frigideira esquente o azeite, junte o pão, a cebola e o alho. Frite mexendo sempre, em fogo baixo até dourar. Arrume a couve-flor numa travessa e espalhe a farofa por cima. Sirva quente. Dá 6 porções. 155 calorias por porção.

terça-feira, 21 de abril de 2015

TOMATES RECHEADOS

6 tomates maduros e firmes, 300g de mussarela cortada em cubinhos, sal a gosto, 3 colheres (sopa) de manjericão fresco picado, 1/4 de xícara de azeite.

Corte uma tampa dos tomates do lado do cabinho. Retire as sementes e vire os tomates sobre uma superfície para escorrer. Tempere a cavidade de cada tomate com sal, recheie com a mussarela e com um pouco do manjericão picado. Regue com azeite. Coloque numa assadeira e leve ao forno quente (200°C), preaquecido, por 10 minutos ou até derreter a mussarela. Dá 6 porções. 279 calorias por porção.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

DEMOLIDOR

Comecei a assistir na netflix ontem. É muito bom!

MAIONESE CASEIRA BÁSICA

2 gemas cruas, 1 xícara de óleo, 2 colheres (sopa) de vinagre, 1 colher (chá) de mostarda, Sal e pimenta do reino branca a gosto.

Bata no liquidificador as gemas com 1 colher (sopa) de óleo, 1 colher (sopa) de vinagre, a mostarda, o sal e a pimenta. Com o aparelho ainda ligado, adicione lentamente o óleo caindo em fio. Acrescente o vinagre restante e bata mais um pouco. Dá 1 xícara (16 colheres de sopa). Você pode preparar a maionese na véspera e guardá-la na geladeira, coberta com filme plástico ou em vidros bem tampados. 146 calorias por colher.

domingo, 19 de abril de 2015

MACARRÃO COM MANJERICÃO E RICOTA

1/2 xícara de folhas de manjericão fresco picado, 1/4 de xícara de salsinha picada, 1 dente de alho picado, 3/4 de xícara de azeite, 1 xícara de ricota, 500g de tomates-cereja aferventado ligeriamente, 1/2 xícara de queijo parmesão ralado, sal a gosto.
Misture numa tigela o manjericão, a salsinha e o alho. Adicione o azeite e misture bem. Esmigalhe a ricota e junte à mistura do manjericão. Cozinhe o macarrão em bastante água com sal. Quando estiver cozido, mas ainda firme, al dente, escorra e reserve 1/2 xícara de água fervente do cozimento. Junte a água na tigela com a ricota e misture bem. Acrescente o macarrão escorrido e misture com a ajuda de 2 garfos. Coloque numa tigela, polvilhe com parmesão e por cima coloque os tomates aferventados. Leve à mesa e antes de servir misture. Dá 6 porções. 683 calorias por porção.