sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Fotologia

A Fotologia é a arte, alguns diriam até ciência, de interpretar a personalidade e prognosticar a vida dos fotógrafos, a partir da influência sobre eles de certas peças e acessórios de câmeras. Muitos acreditam nisso. Outros não. O fato é que você vai se identificar com o seu signo fotológico descrito a seguir. Ou não. 

Signos_Fotograficos_TeleobjetivaTeleobjetiva

O signo de Teleobjetiva (21/3 a 20/4) pertence ao elemento Fogo e atua no plano do espírito. Trata-se de uma energia penetrante, veloz e de longo alcance. Agressivo e dinâmico, ele mostra as coisas como são, sem disfarces. Não por outra razão, essa lente é o instrumento dos paparazzi e exploradores do céu.

Signos_Fotograficos_TripeTripé

O signo de Tripé (21/4 a 21/5) representa o elemento Terra aplicado ao plano físico. Ou seja, ele possui uma energia muito estável, constante e firme. Às vezes, pode ser considerado lento e inflexível, mas sua paciência e persistência premiam a realização de empreitadas prolongadas, como os vídeos e os time-lapses.

Signos_Fotograficos_ObturadorObturador

Signo mais inquieto dentre todos os doze, o Obturador (22/5 a 21/6) é o Ar expresso na mente. É composto por um par de cortinas que se movem rapidamente em harmonia. Exigente e crítico, o Obturador é adaptável às mais variadas situações de luz. É um signo da comunicação, pois sem a sua atuação não existe imagem.

Signos_Fotograficos_FilmeFilme

Emotivo, intuitivo, protetor e apegado, o Filme (21/6 a 23/7) é o signo da Água expressa pelo espírito. É tratado como mãe pelos demais suportes fotográficos. Conservador e de memória confiável, ele é também idealista, romântico e nostálgico, com peculiar tendência a exagerar no sentimentalismo.

Signos_Fotograficos_FlashFlash

Os nativos de Flash (24/7 a 23/8) são o elemento Fogo atuando no plano físico. Representam a união da criatividade com a energia luminosa do Sol. Como tal, este é um signo diretamente associado à capacidade de se sobressair. É generoso e expansivo, mas também propenso a se impor e interferir demais na cena.

Signos_Fotograficos_SensorSensor

O signo de Sensor (24/8 a 23/9) é a Terra aplicada ao espírito. É um signo diligente, meticuloso, detalhista e perfeccionista, que exige tudo muito bem focalizado, nítido e bem exposto. Não tolera a mínima sujeira na imagem. Gosta de ver tudo em seu devido lugar e de acordo com uma composição cuidadosa.

Signos_Fotograficos_Grande-AngularGrande-Angular

O signo de Grande-Angular (24/9 a 23/10) é o Ar no espírito. Diplomático e civilizado, sociável e inclusivo, mostra as coisas em toda sua amplitude. Por outro lado, é mais difícil de lidar para se obter uma composição equilibrada. Ainda assim, graças à sua natureza humanista, é a lente favorita dos fotógrafos de Street.

Signos_Fotograficos_ViewfinderViewfinder

Também chamado Visor, é a Água expressa na matéria. Genioso, o Viewfinder (24/10 a 22/11) se põe no centro da ação, mesmo sendo discreto e misterioso para os leigos. Prefere os projetos importantes, não sendo sequer encontrável nas câmeras mais modestas. Tem propensão a possuir usuários compulsivos e intolerantes.

Signos_Fotograficos_DiafragmaDiafragma

Por ser o Fogo aplicado ao domínio mental, o Diafragma (23/11 a 21/12) sabe capturar a realidade em seus distintos planos. Amante da liberdade e das viagens, o nativo de Diafragma tende à obstinação, gostando de permanecer prefixado na abertura máxima, mesmo quando o bokeh de fundo não é desejável na foto.

Signos_Fotograficos_LightroomLightroom

Signo da Terra no mundo do espírito, o Lightroom (22/12 a 20/1), anteriormente mais conhecido como Photoshop, é um signo de disciplina e estratégia. Prático e organizado, ele classifica, controla, importa e exporta suas fotos com eficiência. Mas cuidado: se for deixado muito à vontade na hora das edições, pode fazer estragos.

Signos_Fotograficos_PrintPrint

O Print (21/1 a 19/2), também dito Ampliação no linguajar tradicionalista, é a expressão do Ar no mundo da matéria. Honesto e leal, ele é visionário e frequentemente portador de ideias originais. Uma vez criado, ele pode durar mais que o filme ou o pixel. Pode mostrar-se reservado ou exuberante.

Signos_Fotograficos_FiltroFiltro

O Filtro (20/2 a 20/3) é o elemento Água aplicado à mente; como tal, é o signo mais sensível e imaginativo. Ele vê o mundo de uma maneira diferente de todos e dá uma expressividade nova a qualquer imagem. Há detratores que o acusam de ser escapista, por fugir da realidade ao representá-la em cores distorcidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário