quinta-feira, 14 de junho de 2018

A ARTE DE BEM RECEBER: DRINQUES E PETISCOS

Para animar o bate-papo entre amigos, para festejar um aniversário ou simplesmente para esperar o jantar, sirva drinques e aperitivos. Mas deixe tudo preparado, à mão, para não ficar andando o tempo todo da sala para a cozinha. 
CALCULANDO QUANTIDADES
Previna desastres calculando bem a quantidade de comes e bebes. Por pessoa, conte:
150g de patê ou frios
3 a 5 folhados
2 a 3 salgadinhos
3 a 6 drinques
1/2 garrafa de vinho
Sempre é mais fácil servir bebidas puras, que podem ficar reunidas num aparador ou numa bandeja, prontos para uso. Uísque, Vodca, Xerez, Vinho tipo Porto, Gim, Campari, etc. Deixe já preparados os copos, guardanapos e balde de gelo. Assim, cada pessoa se serve mais à vontade. 
Bebidas e coquetéis gelados devem ser servidos em copos previamente gelados na geladeira. Ou então, encha-os com cubos de gelo e tire-os na hora de servir. Cerveja deve ficar sempre na geladeira, sendo aberta à medida em que é consumida.
Se você preferir servir coquetéis misturados, escolha apenas duas ou três receitas, assim, poderão ser preparados na hora. Uma boa ideia para os dias de calor, especialmente para quem não gosta muito de bebidas alcoólicas, é a sangria. Ela tanto pode ser preparada com vinho tinto como com vinho branco (fica mais leve).
Petiscos fáceis de preparar. O mais simples, sem duvida, são os salgadinhos que se compram prontos: azeitonas, castanhas de caju, batatas frias, amêndoas, biscoitinhos. 
Prepare sempre petiscos para quem faz dieta: tirinhas de cenoura, de pepino e salsão, picles, ricota temperada com salsa e cebolinha. Para fazer num instante: separe as pontas de aspargos, corte tiras de presunto cozido e enrole o aspargo.
Um petisco clássico: frite tirinhas de bacon e faça espetinhos intercalando o bacon com ameixa seca, sem caroço, picada. Recheie as partes côncavas do salsão com um patê de ricota, bem temperado.
Misture queijo gorgonzola amassado com manteiga. Faça uma pasta e coloque numa tigelinha ao lado de biscoitos salgados. Recheie ovos cozidos cortados ao meio com um pasta feita com a própria gema cozida, queijo gorgonzola e filés de anchova.
Cogumelos ao alho, azeite e salsinha dão excelentes aperitivos. Croquetes, empadinhas de queijo, quibes, coxinhas de galinha, tudo de tamanho pequeno, acompanham bem qualquer coquetel. Os salgadinhos e os folhados devem ser servidos sempre quentes.
Canapés são sempre sucesso. Mas se não quiser ter trabalho, substitua-os por torradinhas e patês variados, para que cada um se sirva na quantidade e na hora que desejar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...