quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PINACOTECA DE SÃO CAETANO



A exposição que celebra os 10 anos da Pinacoteca Municipal de São Caetano vai até o dia 8 de fevereiro, e apresenta uma seleção especial de obras do acervo da instituição, com trabalhos dos salões de arte contemporânea realizados na cidade nas décadas de 1960 e 1980.

O núcleo inicial do acervo da Pinacoteca foi formado a partir de obras adquiridas pela Prefeitura durante a realização dos Salões de Arte Contemporânea. Nesta coleção, encontram-se obras de artistas como Ademir Martins, Hanz Grudzinski, João Suzuki, Claudio Tozzi, Gregógrio Gruber, Niobe Xandó e Sinval Correa Soares.
O acervo continua em crescimento através de doações de artistas que têm participado dos projetos expositivos da Pinacoteca Municipal, como João Suzuki, Maria Bonomi e Iole Di Natale.
Pinacoteca Municipal

A Pinacoteca Municipal foi criada para abrigar uma coleção de arte contemporânea formada por obras premiadas nos Salões de Arte Contemporânea, que aconteceram na cidade entre os anos de 1967 e 1980. Neste conjunto encontram-se obras de grandes artistas do cenário nacional e também regional. Um acervo tão importante merecia um espaço exclusivo para ser preservado e, ao mesmo tempo, divulgado à população. Sob a coordenação da Fundação Pró-Memória, a Pinacoteca se tornou um ponto de referência na cultura regional.
Atualmente, a Pinacoteca apresenta em seu espaço mostras de curta e longa duração, o que permite maior exploração de seu acervo. A programação e os projetos de trabalho são definidos com auxílio da Comissão Orientadora da Pinacoteca, formada por profissionais da área e membros da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário