sábado, 8 de dezembro de 2012

ANJOS SEDUTORES

Pense num daqueles atores que as mulheres acham irresistíveis. Leonardo DiCaprio? Tom Cruise? Que tal James Dean, o eterno rebelde sem causa? Ou Alain Delon no início da carreira? Uma pesquisa científica apontou o segredo que torna esses rostos tão atraentes. Todos eles ostentam uma delicadeza tipicamente feminina, em contraste com os traços rudes dos grandes machões do cinema, como Charles Bronson ou Kirk Douglas. 
Dois grupos de estudantes - um deles na Escócia e outro no Japão - participaram da experiênca, coordenada pelo psicólogo escocês David Perrett, da Universidade de Saint Andrews, na Escócia. Os voluntários, homens e mulheres, tinham de apontar,entre os pares de rostos do sexo oposto exibidos numa tela de vídeo, quais despertavam mais atração. Esses rostos foram manipulados por computador, a fim de ressaltar as feições típicas de cada sexo. 
O resultado foi surpreendente. Os cientistas esperavam comprovar a teoria que atribui o poder de sedução masculino aos traços associados à virilidade, como o queixo anguloso, os lábios finos, as sobrancelhas grossas e o formato quadrado. Os rapazes se comportaram conforme o figurino - escolheram as mulheres de rosto ainda mais feminino do que a média. Mas as moças preferiram os rostos de homem alterados para realçar as características femininas - lábios grossos, queixo arredondado, sobrancelhas finas e formato alongado. 
TESTOSTERONA EM BAIXA
O espanto dos cientistas tem a ver com uma palavra: testosterona, o hormônio sexual masculino. Sabe-se que uma fisionomia viril é sinal de muita testosterona no corpo. Esse hormônio está diretamente associado à força física e à potência sexual - dois atributos vistos pelas mulheres, ao longo da evolução humana, como decisivos para a escolha do parceiro. Como, então, explicar a preferência das mulheres pelos rapazes com cara de anjo?
"Os traços femininos amenizam os sinais associados a comportamentos negativos, como a violência doméstica e a infidelidade conjugal", explicou Perrett, na revista inglesa Nature. Segundo ele, as mulheres atuais estão interessadas em um parceiro que se torne um bom pai - e é mais fácil imaginar que um homem de traços suaves se encaixe nesse figurino do que um outro com cara de machão. O papel do marido, afinal, mudou muito desde a Pré-História, quando se estabeleceram os padrões universais de beleza. Hoje em dia, é mais importante compartilhar as tarefas da casa do que ser capaz de abater um urso na entrada da caverna.

3 comentários:

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...