domingo, 22 de março de 2015

TERRINE DE COCO CARAMELIZADA




10 porções
1 xícara de açúcar, 2 1/2 xícaras de leite morno, 10 colheres (sopa) de maisena, 2 xícaras (480 ml) de leite de coco, 2 ovos, 1 colher (chá) de essência de baunilha, manteiga para untar, 1 pacote (100g) de flocos de coco torrado para polvilhar a forma. Para a calda de caramelo: 1 1/4 xícara (300 ml) de água, 1 xícara (180g) de açúcar

1. Unte bem com manteiga uma fôrma de bolo inglês de 5 x 9 x 20cm e polvilhe com os flocos de coco, espalhando de maneira uniforme. Reserve a fôrma na geladeira.
2. Coloque o açúcar numa panela de inox e leve ao fogo brando, mexendo com uma colher de pau até o açúcar derreter e ficar com cor de caramelo. Tire do fogo.
3. Com cuidado e bem devagar, vá juntando o leite morno, mexendo sempre, até a mistura ficar homogênea.
4. Leve novamente ao fogo e aqueça até o ponto de fervura. Deixe de lado.
5. Em outra panela, coloque a maisena e vá misturando com o leite de coco, batendo até a mistura ficar lisa.
6. Vá despejando a mistura de leite sobre a de maisena, batendo para não empelotar.
7. Leve ao fogo brando, em banho-maria, e cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos ou até a mistura começar a engrossar. Deixe de lado.
8. Numa tigela pequena, coloque os ovos e bata bem. Vá despejando 1 xícara de mistura quente de leite, batendo para misturar bem. Despeje na panela com a mistura restante, junte a baunilha e cozinhe, mexendo sempre, por 2 minutos. Tire do fogo, coloque numa bacia com água fria e cubos de gelo, e mexa até esfriar.
9. Despeje na fôrma preparada, cubra e guarde na geladeira até a hora de servir.
10. Prepare a calda: coloque 1 xícara de água e o açúcar numa panela, leve ao fogo alto e, mexendo com uma colher de pau, deixe ferver. Pare de mexer, reduza o fogo para brando e deixe a calda ficar caramelizada (cor dourada-escura). Junte a água restante e continue o cozimento, mexendo sempre, até a calda engrossar, ficando com a consistência de mel. Tire do fogo e deixe esfriar.
11. Desenforme a terrine num prato de servir e leve à mesa acompanhada da calda de caramelo colocada numa molheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário