quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ÉTIENNE-JULES MAREY

Este francês (1830-1904) era mais um inventor do que um artista, tendo se tornado um cronofotógrafo devido ao seu interesse pelo movimento humano. 

Sua grande sacada foi perceber que mantendo o filme fotográfico parado e expondo uma imagem em movimento neste filme ele obteria uma imagem fiel do movimento que estaria sendo realizado. Estava criada então a técnica que ficou conhecida como Cronofotografia. 
Os estudos de Étienne tornaram visíveis alguns movimentos que de outro modo não poderiam ser precisamente observados. Foi ele quem informou, por exemplo, que a sensação que se tem de que o cavalo ao correr em determinado momento ficava com as quatro patas no ar era falso. Também estudou animais e a figura humana percebendo por exemplo que não só o gato cai de pé mas que o cachorro e a galinha conseguem fazer quase o mesmo. 

Os estudos de Marey estrapolaram o campo fotográfico e invadiram o cinema, sendo que ele realizou vários filmes de grande qualidade técnica para época.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...