terça-feira, 26 de abril de 2011

PETER GABRIEL

Depois que eu vi que a música My body is a cage era do Peter Gabriel acabei de me lembrar de um monte de coisa dele, apesar de não ser particularmente sua fã em minha adolescência. No auge do apartheid (alguém se lembra disso? Na África, negros e brancos eram separados, sendo os brancos donos de todos os direitos e os negros os não cidadãos. Vai estudar Mandela :p) acabaram levando a todos para uma sessão de cinema de um filme que ninguém pagaria para ver chamado Biko. Um desses filmes de fotografia horrível e história bem pouco cativante para os adolescentes. No entanto, eu gostei da música e fui pesquisar um pouco. Pesquisar naquela época era muito difícil.

Não tinha nada de internet. Na verdade não tinha nem o cd. A chance era a de entrar em uma dessas lojas empoeiradas com balconistas esquisitos que vendia disco de vinil ou, como no meu caso, conhecer alguém que fazia fitas cassetes piratas sobre encomenda. Pirataria é véi fio. Acabei descobrindo que Peter Gabriel era um antigo vocalista do grupo Genesis, muito famoso por conta deste videoclip onde o novo vocalista Phil Collins já era bem conhecido por aqui.



Década de 80 nós eramos assim, tosquinhos mesmos. Esses arranjos eletronicos eram uma novidade que deixava todos os adolescentes de boca aberta pois era algo muito diferente do que estavamos habituados por aqui. Os programas de músicas eram bem poucos na televisão então acabavamos sabendo do que acontecia fora de forma bem fragmentada. Mais ou menos por essa época Peter Gabriel lançou um videoclipe com animação que acabou sendo exibido pelo Fantástico, tamanho era o sucesso da tal música. Eu desconfio que a inspiração para esse clipe foi um quadro mas ainda não consegui comprovar isso (rs). Outra curiosidade é que o nome desse clipe Sledgehammer foi o mesmo nome dado a uma série transloucada de comédia chamada Um Tira da Pesada que era muito engraçada. Bom foco, foco. Apesar de tudo, a verdade é que Peter Gabriel nunca parou de produzir, apesar de suas obras chegarem até nós de forma esporádicas e agora, com a Internet, eu pude ver que ele produziu muita coisa interessante e continua bem ativo em sua carreira musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...