domingo, 12 de junho de 2011

MITOLOGIA - A PRIMEIRA GERAÇÃO

Quem gosta de estudar Mitologia sabe que encontrar uma ordem para os mitos é algo um pouco complicado. Para ajudar um pouco posto aqui uma árvore genealógica dos mitos.Vamos iniciar hoje com os deuses primordiais, os da primeira geração. Ligados às forças da natureza, são as entidades mais antigas.



No princípio era o CAOS. O CAOS aparece geralmente como uma força criadora do Universo, sendo a primeira entidade, mesmo que sem forma. O CAOS era como um caldeirão onde todas as potencialidades de existência fervilhavam sem forma.





O TÁRTARO era descrito como um vazio que existia abaixo de GAIA a terra de quem era irmão gêmeo. Também sem forma definida, acabou aos poucos personificando o mundo subterrâneo e por fim o Inferno. TÁRTARO teria se unido a GAIA e gerado vários dos monstros mitológicos.



GAIA, ou terra era a representação da Grande Mãe presente no mundo ideário de todos os povos. Gerada pelo CAOS, GAIA era detentora de uma força geradora tão grande que a tornava capaz de ter filhos expontâneamente. Assim, ela teve por filhos, entre outros vários, os MONSTROS, PONTO e URANO.
URANO, o céu, acabou se tornando o consorte de GAIA. Dizia-se que o céu se deitava sobre a terra todos os dias, mesmo que contra a vontade de GAIA. Como odiava seus inúmeros filhos que teve com GAIA, ele os encerrava no ventre da deusa e isso gerou um rescentimento em GAIA que mais tarde a fez tramar contra o consorte.



PONTO era a representação dos oceanos. Acabou sendo esquecido com o passar do tempo.
MEDUSA é um monstro que tem sua história contada em várias versões. Em uma delas ela seria um dos monstros gerados por GAIA e PONTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...