quarta-feira, 7 de setembro de 2011

VAN GOGH

Um dos pintores mais influentes do século 20, Vicent Williem Van Gogh, nascido em 1853, só foi se dedicar a esta arte aos 27 anos. Inicialmente influenciado por mestres como Cézanne, Gauguin e pelo movimento impressionista, foi um dos precursores do Expressionismo, com seus traços em verde-esmeralda e amarelo solar. A partir de 1888, durante um ataque de loucura, corta sua orelha e começa a ter alucinações frequentes. Nessa fase, pintou freneticamente, chegando a produzir um quadro por dia. Morreu pouco tempo depois, em 1890. Entre as obras de Van Gogh, destacam-se:

OS COMEDORES DE BATATA

CAFÉ DAS ESTRELAS

NOITE ESTRELADA

CAMPO DE TRIGO COM CORVOS

OS GIRASSÓIS
O HOMEM COM A ORELHA CORTADA (autoretrato)

Sustentado pelo irmão Théo, teria vendido, em vida, apenas um único quadro. Hoje, valem milhões. A vida de Van Gogh por suas características trágicas sempre alimentou o imaginário humano e por isso ele chegou à grande tela várias vezes. Destaco aqui um filme que retrata a biografia deste pintor e também uma cena de Akira Kurosawa que, praticamente, entra dentro de uma das obras mais famosas de Van Gogh.
SEDE DE VIVER

SONHOS de Akira Kurosawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...