sábado, 5 de novembro de 2011

OS MUTANTES


Os Mutantes surgiram em 1966 como um tipo de banda de rock alternativo que embarcou num movimento artístico que ficou conhecido como Tropicália. Dos integrantes desse grupo, provavelmente o nome que se tornou mais famoso foi o da Rita Lee que atuava como vocalista da banda.
Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, os Mutantes também foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros.
Antes dos Mutantes o comum das bandas brasileiras era copiar o que existia lá fora. Com os mutantes, junto com a irreverência, também se abriu uma porta para uma inovação e busca por sons nativos. 
O nome Mutantes teria sido uma sugestão de Ronnie Von que estava, na época, lendo O Império dos Mutantes de Stefan Wul. Ronnie Von na época fazia muito sucesso e tinha um programa tendo atuado meio como "padrinho" da banda.  
Em 1967, Gil se apresentou com os Mutantes no famoso concurso da TV Record e acabaram ganhando o segundo lugar, apesar de não terem o conhecimento teórico que Gil dispunha e serem incapazes, por exemplo, de ler partituras. Ganharam o segundo lugar e com isso o grupo se aproximou mais do movimento tropicalista. 
Em 1968 lançaram o primeiro disco onde apresentaram um trabalho inovador porém onde se podia perceber a nítida influência dos Beatles. As músicas que se destacaram neste primeiro trabalho foram:
SENHOR F
PANIS ET CIRCENSES
TREM FANTASMA
Pegaram o sétimo lugar no III Festival Internacional da Canção da TV Globo com CAMINHANTE NOTURNO

Na final desse festival, os Mutantes acabaram participando de uma música do Caetano, É PROIBIDO PROIBIR. Essa música foi recebida com vaias, ovos, tomates, pedaços de madeira e o público deu as costas para a apresentação. Sem parar de tocar os Mutantes viraram as costas para a platéia enquanto Caetano fazia um inflamado discurso que mal se fazia ouvir diante de tanto barulho dentro do auditório.  
Os Mutantes voltaram no mesmo festival no ano seguinte com 
DOM QUIXOTE
E 2001
Em 1969, uns dos anos mais negros para os perseguidos pela Ditadura (Caetano e Gil foram deportados nesse ano para a Inglaterra) Os Mutantes participara do IV Festival Internacional da Canção com 
ANDO MEIO DESLIGADO
Em 1972 lançaram aquele que seria o último disco da banda com a formação original já que depois disso Rita Lee se separou da banda. Na realidade ela se divorciou oficialmente de Arnaldo apesar de viver em uma comuna hippie onde não se tinha um parceiro fixo e a droga rolava solta. Ela mesma havia dito que o casamento foi só uma maneira de se livrar dos pais e a certidão foi rasgada ao vivo em um programa da Hebe Camargo. Este livro trouxe a música que é tida como o maior sucesso da banda 
A BALADA DO LOUCO
Com a saída de Rita Lee a banda se afundou nas drogas e acabou por perder um a um seus fundadores restando apenas Sérgio Dias e apesar de todas as tentativas a banda não voltou à sua formação original apesar de terem ocorrido apresentações especiais dos membros originais. Em 1978 em um show que não contava com mais de 200 pessoas em Ribeirão Preto Os Mutantes oficialmente chegavam ao fim. 

2 comentários:

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...