sábado, 11 de fevereiro de 2012

GIUSEPPE ARCIMBOLDO

Além de usar com frequência frutas e legumes para criar seus retratos, Arcimboldo (Milão 1527-1593) também era conhecido por utilizar vasos, panelas e até ferramentas para criar suas imagens misteriosas. 

 Suas obras importantes foram pintadas em Praga, onde foi contratado por uma série de imperadores Habsburgos. Além de pintar, Arcimboldo tinha outros encargos na corte, como por exemplo criar decorações para festas, adquirir obras de arte para a coleção do imperador e, por estranho que pareça, projetar e construir sistemas de distribuição de água. 
 Esse quadro acima chamado Verão assemelha-se muito ao sonho de um verdureiro. Ao se tomar uma certa distância, emergue uma cabeça humana, feita inteiramente de frutas e legumes de verão - podem-se ver pêras, pêssegos, cerejas e ameixas. 
 As pinturas de Arcimboldo eram consideradas um tanto malucas, embora tenham sido imitadas com certa frequência. Ele só se tornou popular quando os surrealistas o reconheceram como um colega artista, que gostava de trocadilhos visuais. 
Em 86 Peter Gabriel fez um videoclipe de muito sucesso na mídia que em algumas passagens lembra muito as obras de Arcimboldo utilizando técnica de Stop Motion. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...