quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

15 DICAS PARA PAISAGENS por CHRIS HUMPHREYS



01 LINHAS DE FUGA Procure por linhas de fuga que atraiam o olho do espectador para a foto. Reforce a composição fazendo com que a linha de fuga parta de um dos cantos ou bem do centro do quadro.
02 CLIQUE EM DIREÇÃO AO SOL Embora esse seja um desafio técnico, fotos tiradas contra o sol podem criar imagens de muito impacto. Use uma abertura fechada para produzir feixes de luz longos e reduzir o flare. O sol fará com que o fotômetro subexponha a imagem, por isso crie de 3 a 5 fotos escalonadas para poder mesclá-las na pós-produção.
03 HDR Certas cenas se prestam muito bem ao HDR: porém, é altamente improvável que HDRs forçados tenham muito sucesso em concursos de fotografia. Não pese a mão e use um cartão cinza para obter o equilíbrio de brancos correto na pós-produção.
04 PANORÂMICAS As fotos panorâmicas funcionam particularmente bem quando uma foto normal acabaria apresentando muito céu ou muito chão. Faça uma série de fotos para costurar depois, ou pense em como aquela cena ficaria com um corte panorâmico na hora de clicar. 
05 BUSQUE PELOS DETALHES A fotografia de paisagem nem sempre tem de ser espetacular. Não deixe de procurar pelos detalhes na cena. Experimente com os pontos focais e as aberturas.
06 LONGA EXPOSIÇÃO Use tempos longos de obturador para borrar o movimento na água ou nas nuvens. Exposições de 1 a 2 segundos retêm parte dos detalhes da água, ao passo que as exposições mais longas resultam em uma superfície leitosa. Ao fotografar ao ar livre, use um filtro de densidade neutra de 6 ou 10 pontos para poder criar o efeito desejado mesmo em plena luz do dia.
07 TEMPERATURA DE COR Os ajustes de temperatura de  cor podem afetar dramaticamente a atmosfera de uma imagem. Qual mensagem você quer passar: agitada, relaxante, calma, refrescante? Experimente no arquivo RAW com o ponto branco e os níveis de tonalização, ou no Photoshop com a ferramenta Color Balance.
08 PRIMEIRO PLANO INTERESSANTE Pense em incluir elementos interessantes no primeiro plano para atrair os olhos para dentro do quadro e posicione esses objetos em uma das laterais para criar uma composição mais forte.
09 ENCONTRE UM PÍER Píeres criam ótimas linhas de fuga. Experimente clicá-los bem de frente ou colocá-los na lateral.
10 USE UM FILTRO GRADUADO Experimente usar um filtro graduado de densidade neutra para equilibrar a exposição do céu com o primeiro plano. Graduações maiores são boas para criar linhas do horizonte fortes.
11 DIRIJA-SE À COSTA Faça com que suas imagens costeiras se destaquem escolhendo dias de tempo instável, que permitem fotos dinâmicas e dramáticas.
12 INCLUA UM PONTO FOCAL Ponha um ponto focal nos terços de um quadro para atrair os olhos para a cena. Cores contrastantes ou uma iluminação marcada funcionam bem.
13 DISTÂNCIA FOCAL LONGA Use uma objetiva de distância focal longa para achatar a perspectiva e escorçar uma vista: isso ajuda a acentuar os padrões dentro de uma cena.
14 CONVERTA EM PRETO E BRANCO Se uma cena não tiver um forte interesse cromático, experimente converter em preto e branco. Use o Channel Mixer do Photoshop, a fim de ter controle completo sobre os tons e o contraste.
15 LONGE DE NORMA As fotos premiadas são as que se destacam na multidão. Procure por temas originais ou padrões abstratos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...