terça-feira, 6 de julho de 2010

DICAS: FOTOGRAFANDO PESSOAS

Todo mundo vive me perguntando como é que se melhora a qualidade das imagens de pessoas. Então vou dar algumas dicas básicas tanto para as câmeras digitais como para as reflex.
FOTOS DE CRIANÇAS
  • Bater foto de criança muito pequena dá trabalho por que ou elas não colaboram ou o fazem de forma forçada. Saem com aquela cara de "engole o choro" quando você manda ela sorrir. Uma boa dica para quem está fotografando bebês é pedir para um dos pais ficar logo atrás de você na diagonal, ou seja, logo atrás à sua direita, ou logo atrás à sua esquerda. Tenha o cuidado de que o rosto desse pai fique na mesma altura que a câmera. A tendência de toda criança é procurar pelo rosto do pai ou da mãe de tempos em tempos de modo que quando isso ocorrer vai parecer que a criança está olhando direto para a câmera. Tenha sempre brinquedos e jogos quando lidar com as crianças e procure usar o recurso de disparos contínuos para dar mais margem de acerto para suas fotos.
RETRATOS EM GERAL
  • Os olhos são de longe a parte mais importante em um retrato, por isso é importante focar bem os olhos de uma pessoa.
  • Se estiver escuro, as pupilas dilatam-se. Se você usar o Flash é mais provável que esta luz invada a retina e reflita o tom das veias de sangue que correm por ali dando aquele efeito chamado de olhos vermelhos. As cameras digitais novas costumam ter o recurso chamado de redução de olhos vermelhos que normalmente fica no menu standard. Com esse efeito a câmera emite um pequeno flash antes de bater a foto com o flash definitivo forçando as pupilas a se contrairem antes da imagem ser batida reduzindo ou eliminando o efeito.
  • Quer que a pessoa se destaque na foto leve sempre em conta o plano de fundo. O cenário influencia toda a fotografia. Quando deseja um retrato que exprima tranquilidade e deixe o fotografado em destaque, opte pelo fundo calmo e indefinido desfocando o fundo.
  • A sombra que se projeta nos rostos em ambientes escuros ou as provocadas pelo sol a pino são inimigas da maioria dos retratos pois destacam imperfeições do rosto nem sempre desejáveis. Se for esse o caso, procure rebater uma luz utilizando um isopor, um rebatedor ou tela com superfície branca para reduzir ou eliminar as sombras. Existe também a possibilidade de se usar o flash que aqui é chamado de flash de preenchimento. Você pode utilizá-lo, por exemplo, quando o seu modelo está na contraluz e você deseja que suas feições fiquem nítidas.
  • Ajustar manualmente a focagem exige alguns cuidados. A menor abertura de foco irá dar uma maior profundidade de campo. Utilize uma abertura maior para bater uma foto individual (F8 por exemplo) e se quiser bater a foto de um grupo em que cada um esteja bem focado deixe com F16. Como a capacidade de cada câmara varia o melhor é que você experimente as capacidades de focagem de sua câmera tendo o cuidado de analisar especialmente a profundidade e a desfocagem.
  • No final das contas, é a luz que determina a atmosfera de uma fotografia. Por isso, também é interessante aprender a controlar o obturador. Pra quem não sabe, obturador é a peça que controla o intervalo de tempo que a luz tem para afetar o sensor ou a película (para quem ainda usa uma máquina analógica). Para você ter uma referência, com intervalos 1/30s ou mais longos utilizando tanto luz do flash e a luz ambiente, luzes numa discoteca ou uma vela acesa tem a oportunidade de atingir a película ou o sensor. Nos intervalos de disparo do obturador mais curtos (1/60s ou mais curtos), o flash determina a luz e a iluminação ambiente do local é omitida. Por isso, se quiser fotografar um retrato durante um agradável jantar, vai ter de usar intervalos de tempo de disparo do obturador mais lentos
  • Uma das primeiras coisas que o fotografo amador tem que aprender a dominar é o obturador. Se você aprende a dominar a velocidade do obturador de sua câmera (TV)(o tempo que ele leva para abrir e fechar a lente) e a abertura (qual será o tamanho dessa abertura) (AV) você já estará dominando o princípio fundamental da fotografia.
  • Na fotografia, a luz é a alma do negócio. rs. Normalmente, sobreexpor uma pele muito branca e subexpor uma pele escura melhora a qualidade das imagens. Para compreender a lógica de sobreexpor ou subexpor você vai ter de fazer as oficinas de revelação, mas, em resumo, significa que ao sobreexpor uma imagem utilizando as ferramentas de sua câmera digital você irá conseguir escurecer as áreas de impressão ocorrendo o contrário na subexposição.
  • Normalmente, para bater fotos de retratos você irá precisar dos seguintes equipamentos: cartões de memória, bateria recarregável extra, carregador, uma lente objetiva para retratos se possuir uma câmera reflex, um flash auxiliar e um tripé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário