sexta-feira, 4 de maio de 2012

FINAL DE SEMANA TERÁ SUPER LUA


A Super Lua ocorre quando acontece a máxima aproximação da Terra com a Lua, Cheia ou Nova, o que possibilita que o satélite seja observado com tamanho 14% maior e 30% mais brilhante. Nesta noite de sábado para domingo, mais especificamente à 00:33, a Lua atinge seu perigeu, ou seja, máxima aproximação com a Terra. De acordo com Marcos Calil, coordenador científico doPlanetário Johannes Kepler, na Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André, sua distância será de 356.955km.

Além disso, aos 35 minutos de domingo, a Lua estará com 100% do seu disco iluminado, ou seja, entrará na sua fase cheia. “A ocorrência desses dois fenômenos astronômicos contribui muito para apreciarmos uma Super Lua no céu que poderá ser contemplada por todos os brasileiros”, destaca Calil.

Quando é melhor observar?
Nesse sábado, logo após o pôr do Sol será possível contemplar do outro lado do horizonte o nascer da Lua. “Por estar muito próximo da linha do horizonte e com a ocorrência do fenômeno da Super Lua, teremos a impressão que o nosso satélite natural irá nascer com tamanho aparente muito maior que o convencional”, explica.

Com o avançar das horas, a Lua estará cada vez mais alta no céu e exatamente à 00:33 acontecerá a maior aproximação da Lua com a Terra sem contar que às 00:35 a Lua entrará na sua fase cheia. Nesse momento, quando a Lua estará localizada quase no lugar mais alto do céu (chamado de zênite) ocorrerá o fenômeno da Super Lua.

É nesse momento que o disco lunar terá uma aparência 14% maior e 30% mais brilhante se comparado às demais fases cheias da Lua de 2012. Depois disso, vale apreciar o belo luar e poucos instantes antes do nascer do Sol, a Lua estará se pondo no horizonte oeste, proporcionando novamente um belo momento para contemplar e fotografar. Assim como o nascer, durante o ocaso do satélite natural, teremos a impressão de uma enorme Lua no céu.

O que mais observar no céu?
Além do fenômeno da Super Lua, vale tentar observar os planetas Marte, Saturno e Vênus que podem ser contemplados a olho nu. Vênus possui um forte brilho prata e pode ser observado facilmente no horizonte oeste, logo após o pôr do sol. Para esse mesmo horário, o planeta Marte,com sua cor vermelha, poderá ser observado bem alto no céu. Além disso, Saturno que possui uma cor marrom também poderá ser contemplado, porém próximo do horizonte leste.

Com o avançar das horas, quando ocorrer o fenômeno da Super Lua, o planeta Marte estará muito próximo do horizonte oeste e Saturno estará localizado pouco acima, praticamente entre a Lua e Marte. Após isso, próximo do amanhecer, quando a Lua estiver se pondo do outro lado do horizonte, o planeta Mercúrio irá nascer com sua bela cor prateada. Aproveite para contemplar durante toda noite esses quatro planetas.

É possível contemplar a Super Lua nas outras noites?
Mesmo que o observador perca esse fenômeno nesse final de semana, ainda será possível contemplar um belo nascer da Lua nos próximos quatro dias. Mas é importante saber que se, por exemplo, num dia qualquer a Lua nascer às 18h50min, no dia seguinte, o fenômeno ocorrerá por volta das 18h, ou seja, cerca de 50 minutos a menos em relação ao dia anterior.

O que muda na minha vida?
Existem muitas superstições que envolvem a Lua. Mas, cientificamente provado o único efeito queela exerce sobre a Terra é o das Marés. No caso, com a ocorrência da Super Lua esse efeito será muito pequeno nas regiões que ocorrem as marés. Teremos uma incidência entre 1 a 15cm do aumento das marés se comparado com a não ocorrência da Super Lua. Além disso, estão descartadas todas as relações entre possíveis terremotos, tsunamis, furacões, atividades vulcânicas e outros fenômenos naturais com esse evento.

SERVIÇO
Planetário Johannes Kepler na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Sessões: sábados, domingos e feriados, às 13h30 e às 16 horas mediante a apresentação de senhas que devem ser retiradas na entrada da Sabina Escola Parque.
A Super Lua, no entanto, não será visualizada de dentro do planetário nem haverá observação externa do fenômeno.
Indicação: público infanto-juvenil e adulto, duração aproximada 30 minutos. Não são recomendadas sessões de planetário para crianças menores de 5 anos.
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).
Ingressos para a Sabina (Planetário incluso): Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Horário de Funcionamento: das 9 h às 17h para escolas agendadas, de terça a sexta. Aos finais de semana, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17 horas. 
Telefone: 4422-2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...