segunda-feira, 7 de maio de 2012

O LEÃO E SUA SIMBOLOGIA

Na prefeitura de Porto Alegre encontramos estas curiosas figuras de leões se encarando. Os leões simbolizam o sol e também o masculino. Na antiguidade existiam leões não apenas na Africa, mas também no Oriente Próximo e na Índia. Representavam o poder dos reis e eram usados em caçadas. O leão também é um símbolo budista. É comum que a imagem de leões seja colocada em prédios, talvez para reforçar a proteção. O leão é o animais mais importante na arte heráldica, provavelmente porque a nobreza desejava ser associada a seu valor e força. 
Há vários contos sobre um leão feroz que se tornou amigo de um devoto que o ajudou. Como Ândrocles na fábula de Esopo, diz-se que São Jerônimo extraiu um espinho da pata de um leão. Em agradecimento, o animal tornou-se manso e passou a viver em paz com o santo. Este é um símbolo do domínio do homem sobre sua própria natureza animal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...