terça-feira, 22 de maio de 2012

COMO FAZER UM PROJETO

Um projeto nasce de uma ideia. Mas além de idealizar é necessário justificar, objetivar, definir ações e convencer outras pessoas a apostarem no seu empreendimento. Na elaboração de um projeto, várias perguntas pedem respostas.

Item 01 - Identificação
Pergunta implícita - O que é?
A identificação é na verdade um quadro resumido com as principais informações, (que serão melhor explicados ao longo do projeto) para que seja possível a um provável parceiro ou financiador identificar, em poucos minutos de leitura, a essência do que você está propondo. Este item pode ser construído com os seguintes dados: Título, Local de realização, Prazo de execução, Produto Cultural, Valor total do projeto.

Item 02 - Justificativa
Pergunta implícita - Por quê?
Na justificativa apresente os motivos pelos quais o projeto deve ser aceito. Argumente, convença, "venda seu peixe". Explicite a importância do projeto, contextualizando o(s) tema(s) escolhido(s). É este o momento de mostrar a relevância do seu trabalho, seja a contribuição social que pode trazer para a comunidade, se tem preocupação na preservação de um patrimônio histórico ou se representa inovação de linguagem artística. Numa boa justificativa deve existir uma redação com idéias equilibradas entre o momento atual e a situação a ser alcançada. E ainda deve existir clareza, estilo e, principalmente, argumentos embasados em pesquisas ou em ações concretas. Em cada parágrafo exponha um ponto importante e, para finalizar, use uma frase convincente que leve a uma conclusão sobre uma ou mais questões explicitada ao longo do texto.

Item 03 - Objetivos
Pergunta implícita - Para quê?
Explique a finalidade, ou seja, o que o projeto pretende alcançar. Após as diversas reflexões e discussões sobre a sua ideia , anote num papel o "algo a ser conquistado", transformando este ideal em verbos. Você vai descobrir que o seu projeto tem mais de um objetivo. Selecione o que é a principal intenção e chame de: Objetivo Geral. E os demais podem ser classificados como Objetivos Específicos. 
As metas num projeto cultural (Produtos culturais resultantes)
É importante estabelecer Metas, ou seja, explicar de forma mais detalhada, o que seu projeto vai cumprir. Metas são, na verdade, os objetivos quantificados e definidos no tempo. Em se tratando dos projetos culturais, as metas são mais conhecidas como Produtos Culturais Resultantes. 

Item 04 - Local de Realização
Pergunta implícita - Onde?
Em que bairro, cidade, Estado vai se dar a ação do projeto? Explique se o projeto vai ser realizado numa escola, se vai ocupar um teatro, um espaço cultural ou se vai acontecer em vários espaços. Esboce as principais características do local. Quais as potencialidades? Quais as dificuldades? Para enriquecer o seu projeto. Esboce um perfil sócio-cultural do local ou uma caracterização mínima do espaço físico.

Item 05 - Público-alvo
Pergunta implícita - Para quem?
Você precisa explicar quem vai receber o produto cultural resultante das ações do projeto, ou ainda quem vai ser contemplado em atividades específicas. Quantifique e qualifique este público. Repasse dados que possam compor o perfil básico desta parcela da população. São informações sobre: quantidades de homens, quantidade de mulheres, faixa-etária, rendimento, escolaridade, entre outras informações.

Item 06 - Prazo de execução
Pergunta implícita - Quando?
Explique a quantidade de meses, anos ou dias para a realização das ações. Indique se tem data para o início e o término do projeto ou se depende da liberação de verbas.

Item 07 - Desenvolvimento das ações
Pergunta implícita - Como?
Este item é a parte mais concreta de um projeto. É o momento de falar da estratégia, da maneira pela qual você vai fazer e acontecer. 
Etapas da Realização
A execução de qualquer projeto passa por várias etapas. Na elaboração de Projetos Culturais, este é o esquema mais utilizado:
Pré-produção: Repasse dados sobre como vai ser a seleção da equipe, programação, reserva de pautas de casas de espetáculos, agendamento de participantes, definição de mídias, definição do esquema de infra-estrutura, pesquisas de temas abordados, definição de hospedagem, locação de equipamentos, entre outros.
Produção: Repasse dados como se vai ser a gravação do CD, realização do show, produção de livro, captação e edição de imagens videográficas e/ou cinematográficas, apresentação de peça teatral, exposição de artes visuais, criação de material de divulgação, entre outras atividades.
Pós-produção: Comercialização e distribuição de produtos culturais, avaliações, produção de relatório de atividades e relatórios contábeis, auditoria, entre outras ações. 
Algumas atividades que estão contempladas nas etapas de realização merecem atenção especial;
Divulgação
Definir a comunicação num projeto é fundamental para garantir a visibilidade, o retorno institucional e a participação do público-alvo. É necessário apontar os meios de comunicação, quanto e como vai ser o material impresso, e ainda estabelecer uma estratégia para o uso destes recursos. para projetos de médio e grande porte é indispensável que profissionais da área o assessore na definição do material de divulgação e nos planos de mídia. 
Distribuição
Explique como via ser a distribuição dos livros, CD's,  DVD's, fitas VHS, quadros, espetáculos, desenhos, esculturas, entre outros produtos culturais. Responda como estes produtos vão chegar até o público-alvo. Se há alguma estratégia para a venda e também para a doação. Se vai ter comercialização, qual a receita estimada? Há pontos de vendas pré-definidos? Quantas unidades do(s) produto(s) serão disponibilizadas para a venda?

Item 08 - Retorno Institucional
Pergunta implícita - O que se ganha?
Cada dia mais os projetos se tornam fruto de uma rede de parcerias, ou seja, um conjunto de grupos, instituições e empresas, unidos por objetivos comuns, financiando e realizando uma determinada ação. Mas, para apostar em algum projeto, qualquer instituição do setor público ou da sociedade civil, bem como empresas do setor privado, precisa saber o que vai ganhar. Sendo assim, neste item você sinaliza as vantagens que o financiador vai obter, quanto  e de que forma vai ganhar se patrocinar ou apoiar o projeto.

Item 09 - Previsão Orçamentária
Pergunta implícita - Quanto?
Este item pergunta sobre os recursos necessários para a realização do projeto. Para facilitar esta tarefa responda as perguntas anteriores da melhor maneira possível e principalmente as perguntas do item 03 (Objetivos) e do item 07 (Desenvolvimento das Ações). Passe para a planilha, os dados das etapas de realização. Verifique se estão listados os recursos humanos (pessoas que vão trabalhar, com quantidade de horas, diárias ou mensalidades), equipamentos a serem locados e/ou adquiridos, o material de consumo ou permanente, o transporte, a alimentação, material de divulgação, registro fotográfico, contabilidade, entre outras despesas.

Item 10 - Quadro Institucional
Pergunta implícita - Quem somos?
O Quadro Institucional pode ser necessário, caso haja mais de uma instituição envolvida e também senão for suficiente as informações repassadas no item 01 (Identificação). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...