terça-feira, 29 de março de 2011

ESTAMPA DE CAMISETA COM FOTOGRAFIA

Essa aula eu inventei para passar o tempo na época do natal, quanto se tem poucos adolescentes frequentando o espaço. Na verdade está mais para um tutorial do que para uma aula, mas é interessante ver que saem coisas realmente muito loucas nas camisetas. Nós partimos do nome de cada participante. Pesquisamos o significado do nome e dos sobrenomes para a partir destes ir atrás das imagens. Você pode ver isso facilmente no site chamado www.oguru.com.br. Depois cada um encontra a imagem atrelada ao seu nome e sobrenome. Com a câmera em mãos, cada um pode escolher uma ou 2 partes do corpo que considere interessante. Quando digo, parte, nada de rosto inteiro. Contenham-se narcisistas. Aí começamos a montagem no Photoshop.



  1. Abra um arquivo em tamanho A4 no Photoshop. FILE>NEW>PRESET SIZE>A4>OK


  2. Você vai escolher uma cor de fundo. Clique duas vezes no quadrado de cor (SET FOREGROUND COLOR) e escolha a cor que deseja. Depois clique alt+delete e preencha o fundo.


  3. Aperte F7 para que as camadas apareçam. Abra as fotos que você separou e arraste uma por uma para essa página. Posicione de acordo com o seu gosto. Para alterar tamanho basta clicar na camada da foto a ser trabalhada e CTRL+T. Ajeite do tamanho que deseja e depois clique em enter.


  4. Depois que terminar de arrumar as imagens, vamos ter de fundi-las em uma única imagem. Tenha certeza de que já deixou todas elas do jeito que deseja. Fundos brancos podem ser apagados com a borracha (E) ou selecionados com a varinha (W) e depois deletados.


  5. Para fundir as camadas, clique no olhinho da camada de cor para que esta fique oculta. Depois aperte Shift+CTRL+E (pra quem é novinho Shift é a tecla do teclado que geralmente tem o desenho de uma seta apontando pra cima). Clique novamente no olhinho da camada com cor para deixá-la visivel.


  6. Vá para a camada que tem as fotos. Clique onde está escrito normal e escolha a opção de mescla de camada que mais te agradar.


  7. Crie uma nova camada vazia Shift+CTRL+N e joguea por cima de todas as camadas.


  8. Escolha outra cor para esta camada. Alt+Delete para preencher. Vai cobrir mesmo toda a imagem não se preocupe.


  9. Pegue o pincel (B), escolha uma ponta, depois escolha uma cor e faça uma arte qualquer. Você pode pintar, fazer textura. Tente misturar os tons.


  10. Clique em Filter>Blur>Gaussian Blur e desfoque as cores que você usou para deixar mais uniforme. Aperte F7 se as camadas tiverem sumido e vá até normal para mesclar essa nova camada de cor à sua arte.


  11. Por fim, se quizer, coloque o seu nome ou uma mensagem (T).


  12. A estampa está pronta. Basta comprar um daqueles papéis de estampar camiseta e imprimir sua arte nela. Depois, coloque a folha com a face da imagem virada de encontro com a camiseta muito esticada e com um ferro decalque a imagem em sua camiseta.


  13. Está pronto. Agora é sair por aí e receber os elogios ou as criticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário