sexta-feira, 18 de março de 2011

MISS MARPLE de AGATHA CHRISTIE

Agatha Christie quando jovem

Célebre autora de romances policiais, a inglesa Agatha Christie (1890-1976) tem, entre suas personagens, miss Jane Marple. Apesar de ser a típica solteirona do interior, frágil, vestida à moda antiga, amando tricô e fofocas, ela é hábil em decifrar crimes. Sua inteligência sagaz olha os humanos sem se espantar com nada. Seu estilo muito doméstico de resolver os mistérios pode ser conferido em mais de 20 livros, escritos entre 1932 e 1976. O prolongado sucesso dos livros de Marple, e suas inúmeras aparições em cinema, TV e teatro, prova que ela cativou os leitores. Talvez porque expresse a superioridade da mente sobre o corpo. Jane Marple é velha, sujeita a achaques, incapacitada para perseguições e artes marciais. Mas, com poder dedutivo, atenção para detalhes, mente alerta, inteligência e intuição, derrota os mais astutos e cruéis. Uma metáfora inspiradora. Livros recomendados: A maldição do espelho, Três ratos Cegos e outras histórias, Cem gramas de Centeio, Mistério no Caribe, Nemesis e Os últimos casos de miss Marple.



Algumas das dezenas de Miss Marple que

já existiram no cinema



5 comentários:

  1. Muito legal essa atitude de estar postando sempre literatura...
    Parabéns pelo blog pra voces!
    Digo voces porque tenho uma duvida, ate dei uma fussada para ver se eu encontrava alguma coisa e nao consegui. Espero que nao me levem à mal, qeria saber se Fabi M. é um cara ou uma mulher rs, nao sou muito boa nisso e na foto aqui do blog nao da pra distingir, entao fiquei em duvida.
    E por isso qeria saber quem é apaixonado(a) por fotografia,pois gosto muito das publicaçoes.
    Boa noite para voces e me desculpe o engano,rs

    ResponderExcluir
  2. Nossa se ela ouvir isso ela te mata. rs. Nós duas gostamos de fotografia. Eu trabalho na área faz alguns anos e a Fabi esta iniciando a carreira dela com fotógrafa. Mas é bem fácil de perceber a diferença de nossas postagens, eu acho. Normalmente eu posto mais coisas ligadas ao estudo de fotografia por que eu sou arte educadora e a Fabi posta mais as coisas das quais ela gosta.

    ResponderExcluir
  3. rs Que bom que nao foi ela que respondeu entao...rs. Nossa muito legal mesmo,eu achava que todas as publicaçoes de fotografia eram de uma pessoa só.Entendi, entao pelo menos eu nao tinha a duvida de que ela tinha um ótimo gosto mesmo. Bem legal mesmo!E tem algum link onde eu posso encontrar os trabalhos dela? Gosto muito dessa área.
    Boa noite

    ResponderExcluir
  4. A terceira atriz (de cima para baixo) ficou simplesmente perfeita como Miss Marple.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou obrigada a concordar com vc. Mas se parar para pensar a própria Agatha se tiver se tornado velhinha, deveria dar uma Marple perfeita! rs

      Excluir

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...