quinta-feira, 10 de março de 2011

O VELHO E O MAR de ERNEST HEMINGWAY


O velho Santiago, depois de 84 dias sem pescar nada, volta ao mar. É questão de sobrevivência - e também de orgulho. O oceano é a natureza e também o inconsciente, o abismo interior do homem. Assim começa o livro O velho e o mar, que o escritor americano Ernest Hemingway (1898-1961) escreveu em 1952.
A prova é dura: o sol é feroz, a solidão total. O barco é podre, a vela remendada, mas Santiago conhece seus inimigos: a maré, o vento, a astúcia do peixe. Depois de dias, o velho fisga a maior presa de sua vida, um merlim gigante que vale uma pequena fortuna. E começa a luta.
Não gosto de estragar uma boa história então, como sempre, para saber o desenrolar da mesma, só lendo o livro.
Acima vocês podem ver uma animação baseada no livro que foi totalmente feita com tinta a óleo sobre uma prancha acrílica. Lembro-me de tê-la assistido em um telão em uma dos últimos Animamundi. Praticamente se pintava um quadro para cada cena. Infelizmente, não encontrei nenhuma versão traduzida, mas quem sabe assim seja melhor e você se inspire a ler um pouco né? Bom divertimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...